CURSOS DE MATEMÁTICA

Licenciatura Em Matemática - UFMA

- Atual Grade Curricular

- Nova Grade Curricular (Aprovada pelo Colegiado do Curso e em tramitação na UFMA)

- Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFMA foi criado em 04 de janeiro de 1969 e teve seu reconhecimento em 30 de dezembro de 1976, através do Decreto n° 79065/76. Em 26 de agosto de 1998 o CONSEP aprova, via Resolução N° 79/78, a validação do currículo pleno do Curso de Licenciatura em Matemática, que passa a ter duração de duas mil oitocentas e trinta e cinco horas correspondentes a cento e setenta e um créditos.

Funciona nos turnos vespertino e noturno e tem como objetivo habilitar profissionais para o exercício do magistério do ensino básico, fundamental e do 3°grau podendo ainda atuar com pesquisador na área de ensino e aprendizado da Matemática.

O curso funciona em regime de inscrições em disciplinas, observados os limites mínimo de duzentas e setenta horas e máximo de quatrocentas horas. As matrículas iniciais são provinientes dos candidatos classificados em concurso vestibular. Quando houver vagas remanescentes do concurso vestibular poderão ser aceitos candidatos graduados na mesma área de estudo, ou cursos afins, sem exigência do vestibular, conforme legislação específica da UFMA.

Para a obtenção do diploma de Licenciado em Matemática é exigido a aprovação nos Estágios Supervisonados I e II, de conformidade com as normas específicas do curso e para aqueles que ingressaram na Universidade a partir do primeiro vestibular de 1983, é obrigatório a apresentação da Monografia de Conclusão de Curso de Graduação, cujas normas foram baseadas na resolução CONSEP n° 22 / 86. Na integralização do curriculo do Curso de Licenciatura Plena deverão ser observados os limites mínimo de seis semestres, médio de oito semestres e máximo de quatorze semestre.